Triângulo Pisos e Painéis Ltda - Parque Industrial - Curitiba (PR)

A TRIÂNGULO Pisos e Painéis dedica-se à industrialização da madeira desde 1972. Construiu, nesse tempo, uma sólida estrutura industrial, administrativa e patrimonial que lhe garantiu a evolução tecnológica e a constante inovação em sua linha de produtos, adequando-se à demanda dos mercados interno e externo.

 

O conhecimento das particularidades da madeira, o mais importante material de construção e revestimento em toda a história da humanidade e o respeito às reservas florestais, naturais e plantadas, definiram a diretriz da atuação empresarial da TRIÂNGULO: “Homem e Natureza em Harmonia”.

 

A demanda crescente tem exigido tecnologias que proporcionam o uso racional da madeira,  o desenvolvimento  contínuo  dos  produtos,  a proteção florestal  e o plantio de espécies adequadas às mais diversas finalidades. Envolvida nesse processo, a TRIÂNGULO Pisos atende o mercado presente sem comprometer a demanda futura.

 

Com  esse  objetivo,  seus  projetos são voltados para a produção responsável de madeiras e a fabricação de pisos cuja tecnologia reduz o seu consumo e evita desperdícios.    A empresa  investe  na  conservação  de  suas reservas nativas, praticando  o  sistema  de  “manejo responsável”, no qual a colheita das espécies utilizadas  é  seletiva: somente  são  retiradas as árvores  que estão passando da fase adulta  para  a senilidade, quando a atividade de absorção do gás carbônico do ar é reduzida em 70%.

 

Os programas de reflorestamento, como os de manejo responsável, envolvem as comunidades  adjacentes  constituindo um cenário econômico com responsabilidades social e ambiental,  dentro dos princípios da TRIÂNGULO Pisos.   Para a transformação da matéria prima assim obtida, a TRIÂNGULO Pisos  construiu o mais moderno parque industrial  do  mundo,  projetado  para  produzir  suas  coleções  de  pisos  de  madeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

Indústria de Madeiras Manoa Ltda - Cujubim (RO)

A INDÚSTRIA DE MADEIRAS MANOA LTDA. criada pelo Grupo Triângulo em 1983, atua desde 1999 no mercado de madeiras serradas e lâminas torneadas e faqueadas e é pioneira na adoção de práticas de manejo florestal responsável no Brasil desde que adquiriu 73 mil hectares de florestas nativas tropicais no município de Cujubim, Rondônia.

 

O Grupo Triângulo está presente há mais de quatro décadas no setor florestal, monitorando projetos nas regiões Sul e Norte do País, com cerca de 2 mil colaboradores diretos e indiretos na produção de pisos de madeira, sarrafeados, lâminas e serrados.

 

Em 2007, a Manoa obteve a certificação do Cerflor para suas atividades de Manejo de Florestas Nativas, constituindo-se na primeira e, até o momento, única empresa brasileira a obter tal certificação nesta categoria.

 

Em seus 29 anos de história, a Manoa tem investido continuamente no estudo e pesquisa de práticas de manejo de florestas nativas. Seu Plano de Manejo, elaborado com o apoio da STCP Engenharia de projetos Ltgda., foi o primeiro plano de manejo florestal da Amazônia aprovado pelo Ibama. Depois de aprovado o seu Plano de Manejo em 1994, que incluiu práticas inovadoras para a redução do impacto ambiental, passou a treinar seus funcionários e aplicar com rigor os quesitos de seu Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), dando início às operações florestais em 1997, catorze anos após a aquisição das áreas. Esse período foi necessário para a obtenção de conhecimentos sobre a floresta e seus impactos na comunidade local, fase imprescindível ao desenvolvimento das atividades da empresa com responsabilidade socioambiental.

 

A partir de 2002, as práticas foram aprimoradas e, nos anos seguintes, a empresa obteve certificação para suas atividades de manejo florestal e cadeia de custódia - FSC®, que possibilitou o reconhecimento da seriedade e dedicação da empresa na condução de seus negócios. Ações que resultaram, em 2010, na inclusão da Manoa no Livro Casos Exemplares de Manejo Sustentável de Florestas, publicado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),  foi tambem em 2002 que a empresa obteve o certificado Cerflor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Grupo Triângulo

Triângulo Empreendimentos Florestais - Rio Negro (PR)

 

A Triângulo Empreendimentos Florestais Ltda é uma empresa do grupo Triângulo.    Esta divisão de negócio teve seu início em 1985 quando da constituição da empresa e compra das primeiras áreas.

No ano de 2001 foram concretizadas as primeiras operações de comercialização destas florestas.   Ao completar 30 anos de atividade, suas áreas florestais estão distribuídas nos municípios de Agudos do Sul, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Rio Negro e Tijucas do Sul.

 

Nossos objetivos

Plantar e colher árvores de pinus da mais alta qualidade.

Atuar como fornecedor de toras de pinus para consumidores que industrializam produtos de alto valor agregado.

 

Silvicultura

O grau de qualidade de uma árvore no corte final será proporcional aos cuidados dispensados durante a sua jornada.  Exige humildade na busca do conhecimento, perseverança e foco no objetivo final.  O uso de sementes com evoluções genéticas comprovadas, os tratamentos silviculturais em todas as etapas, realizadas dentro das melhores técnicas, são fatores determinantes na formação da árvore.

 

Podas

Com o intuito de produzir matéria prima "clear" para produtos com esta exigência, executamos 4 podas com início no 4o. ano e término no 8o. ano.

 

Desbastes

Tendo como objetivo o corte raso aos 24 anos, 2 desbastes seletivos ocorrem no momento indicado pelo inventário florestal.

 

Certificação

Estamos em processo de certificação pelo FSC (Forest Stewardship Council), o qual esperamos estar aptos em 2016.

Esta é uma demonstração das nossas responsabilidades no aspecto dos recursos naturais, sociais e econômicos.